Apresentação





Entidade de referência do setor transportador brasileiro, a Confederação Nacional do Transporte disponibiliza aos transportadores, aos tomadores de decisão, ao meio acadêmico e à sociedade a primeira edição do Anuário CNT do Transporte. Com o objetivo de subsidiar e apoiar a gestão do transporte e, principalmente, estimular o planejamento sistêmico e integrado do setor, o Anuário organiza e centraliza informações referentes aos modais de transporte no Brasil (rodoviário, ferroviário, aquaviário e aeroviário).

Este Anuário também se propõe a oferecer um amplo conjunto de dados relevantes sobre a evolução e o comportamento do transporte no Brasil.

São disponibilizados dados como: infraestrutura disponível, produção e frota de veículos, transporte rodoviário e urbano de passageiros, dados da indústria ferroviária, volume de carga transportada nas ferrovias brasileiras, movimentação portuária, transporte em vias interiores, navegação de cabotagem, de longo curso e oferta e demanda no transporte aéreo, entre outros.

Ao consolidar este grande volume de dados do setor, o Anuário permite uma maior agilidade na execução de pesquisas, estudos e análises necessários para a promoção do desenvolvimento do transporte brasileiro.

Ao inovar a forma de disponibilização dos dados de transporte em um único local, a CNT reforça seu compromisso institucional de apoiar e desenvolver o setor de transporte e logística no Brasil.



Clésio Andrade

Presidente da CNT

© 2016 - Confederação Nacional do Transporte