Apresentação

Conhecer bem os dados sobre transporte é fundamental para entender a dimensão de todos os modais, a fim de identificar problemas e propor soluções que gerem desenvolvimento. Por isso, a Confederação Nacional do Transporte disponibiliza esta quarta edição do Anuário CNT do Transporte, que reúne as estatísticas disponíveis no Brasil em relação ao nosso setor.

Os números podem ser acessados pelos setores privado e público, pelo meio acadêmico e pela sociedade em geral. Essa ampla base de dados revela a diversidade da atuação dos transportadores nos modais rodoviário, ferroviário, aquaviário e aéreo – nas áreas de cargas e de passageiros.

São mais de 800 tabelas disponíveis, que permitem o cruzamento de dados e a análise de uma série histórica mais longa. As informações evidenciam, por exemplo, problemas antigos, como o elevado ritmo de crescimento da frota de veículos leves e pesados e a lentidão na expansão da malha rodoviária federal pavimentada. Além disso, mostram o cenário vivenciado pelos outros modais, demonstrando que todos necessitam de mais investimentos.

A CNT defende o setor de transporte como estratégico no processo de crescimento do Brasil. Investir na expansão das rodovias, ferrovias, portos, hidrovias e aeroportos é fundamental para se construir um caminho rumo ao progresso. Nesse contexto, o Anuário CNT do Transporte permite analisar o que é necessário para o transporte no país. Assim, acreditamos ser possível planejar melhor, otimizar recursos e definir adequadamente quais são as ações e os projetos prioritários.

Vander Costa

Presidente da CNT