Apresentação

Consolidado junto ao setor de transporte como uma rica base de dados estatísticos de todos os modais, o Anuário CNT do Transporte chega à sua terceira edição em 2018. O trabalho orienta não somente os transportadores, mas, também, o poder público, a iniciativa privada, o meio acadêmico e a sociedade em geral na elaboração de projetos e políticas públicas relacionadas ao setor de transporte. Com isso, cumpre papel estratégico para o desenvolvimento do segmento tanto na área de cargas quanto na de passageiros.

Os dados revelam a dimensão do setor, a diversidade da atuação dos transportadores e os gargalos que ainda precisam ser solucionados. Desde o ano passado, as mais de 800 tabelas podem ser acessadas pelo site da CNT.

Nesta edição, a série histórica expõe contradições, por exemplo, no segmento do transporte rodoviário: enquanto a frota de veículos continua crescendo exponencialmente, a malha rodoviária brasileira ainda padece de deficiências estruturais que contribuem para um índice crescente de mortes por acidentes de trânsito.

A realidade da infraestrutura deficitária também está presente nos setores ferroviário, aéreo e aquaviário, ainda que, segundo os dados apresentados no Anuário, os segmentos venham registrando sucessivas altas na movimentação de cargas no país nos últimos anos.

É certo que conhecer bem a evolução do transporte no Brasil favorece o planejamento e a definição mais adequada de projetos prioritários e de investimentos. Com a compilação desses dados, a CNT cumpre sua missão institucional de contribuir para a promoção do desenvolvimento do setor e de aprimorar informações fundamentais ao seu planejamento sistêmico e integrado.

Clésio Andrade

Presidente da CNT