Apresentação





O Anuário CNT do Transporte chega à segunda edição e cumpre papel estratégico alinhado à nossa missão de apoiar o desenvolvimento do setor, tanto na área de cargas quanto na de passageiros. Ao consolidar uma série histórica com os dados disponíveis no país sobre todos os modais, a Confederação mostra o seu protagonismo na criação dessa importante fonte de consulta. O trabalho contribui para que transportadores, tomadores de decisão do poder público, iniciativa privada, meio acadêmico e sociedade em geral conheçam melhor a evolução do transporte no Brasil.

A análise da série histórica mostra a dimensão do nosso setor, a diversidade da atuação dos transportadores e os gargalos que precisam ser solucionados. Nessa versão atualizada do estudo da CNT, produzimos mais de 800 tabelas que podem ser consultadas na internet em planilhas eletrônicas. Disponibilizamos, assim, dentre outros, estatísticas sobre infraestrutura rodoviária, produção e frota de veículos, oferta e demanda no aéreo e números da indústria ferroviária, da movimentação portuária, dos deslocamentos em vias interiores e da navegação de cabotagem.

Com a compilação e divulgação dessas informações, queremos promover uma visão sistêmica e integrada do setor, incentivando a gestão eficaz em todos os níveis. Temos a certeza de que conhecer bem a evolução do transporte no Brasil contribui para o planejamento e definição mais adequada de projetos prioritários e investimentos fundamentais.



Clésio Andrade

Presidente da CNT

© 2017 - Confederação Nacional do Transporte